Dra. Mariana Ferri d'Ávila

LOWCARB/COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS

LOWCARB/COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS

Quando a gente escuta falar em LOW CARB já pensamos em dieta de moda e algo que é novidade! Só que não.

Em 1920 no Hosp. John Hopkins começaram os estudos com dietas low Carb em tratamento de Epilepsia e observou redução nos quadros de convulsão.

Otto Warburg, ganhador do prêmio Nobel 1931 estudou as células cancerígenas e seu funcionamento, e comprovou que a glicose era a principal fonte de energia para essas células. Então uma dieta em que a presença da glicose fosse reduzida e houvesse um aumento na produção corpos cetônicos produzidos a partir do metabolismo de gordura, essas células ficam com mais dificuldade de desenvolver.

Ok, começaram os estudos das dietas Low Carb e viram que ajudava no emagrecimento e marcadores de saúde.
Vamos para alguns estudos (são milhares, citarei alguns bons). Em 2003 um estudo de Sondike e cols. mostrou eficiência da dieta low Carb em adolescentes obesos com redução do risco cardiovascular. 
Em 2003 Samaha e cols. comparou dieta low Carb com dieta low fat e mostrou muito mais eficiência na low Carb sem afetar parâmetros de saúde.

Em 2005 Nichols e cols. mostrou a maior eficácia da dieta low Carb para emagrecimento quando comparada a baixo teor de gordura.

Em 2008 Keogh e cols. publicaram seu estudo mostrando benefícios para os marcadores de risco cardiovascular em dieta low Carb.

Em 2006 Daly e cols. mostraram melhora nos pacientes diabéticos tipo2 que fizeram low Carb.

Em 2012, Partsalaki e cols. mostrou melhora do metabolismo de adolescentes e crianças obesas quando submetidos a dieta low Carb e comparado aos que fizeram restrição calórica.

Em 2003, Foster e cols. comparou dieta low fat X baixo carboidrato (low carb), e comprovou maior eficácia da segunda.

Em 2004, Meckling e cols. estudaram os efeitos da dieta low Carb na saúde e compararam com dieta low fat (baixa gordura), mostrando não só redução de peso mas aumento no HDL e redução da insulina.

Em 2015 Feinman e cols. mostrou controle de diabetes tipo2 em dietas low Carb.

Enfim, muitos estudos que comprovam sua eficácia, mas a individualidade na dieta é FUNDAMENTAL e no próximo post falo como ela é, sobre a RIGHT CARB e os maiores erros que vejo por aí!

Data: 23/01/2017

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